skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Como Abrir Uma Construtora? Os 4 Passos Essenciais Para Uma Empresa De Sucesso

Como abrir uma construtora? Os 4 passos essenciais para uma empresa de sucesso

Procurando como abrir uma construtora? O mercado da construção civil é um dos maiores motores do país, descubra em 4 passos como adentrar no ramo.

Empreender no mercado de construção civil é uma das melhores opções, tendo em vista o reaquecimento deste setor que tem também atraído diversos investidores, dúvidas em como abrir uma construtora?

De antemão, precisamos te dizer que uma construtora não é um negócio simples e, exigirá de você um intenso trabalho constante.

Por outro lado, a tendência de um ótimo faturamento é sempre muito alta, vez que existe um mercado amplo para você atuar e em determinadas regiões acaba sendo escasso a quantidade de construtoras prontas para atender a demanda.

Então, se você chegou aqui desejando saber como abrir uma construtora, preparamos para você 4 passos essenciais para uma empresa de sucesso.

São informações muito importantes que vão te ajudar nesse início de negócio.

Confira!

  • Escolha do nome

Antes de formalizar o nome de sua construtora você deve checar na Junta Comercial se este nome está disponível, ou seja, se não tem outra empresa com o mesmo nome.

  • Defina o ponto comercial

Antes de assinar o contrato de locação do imóvel é imprescindível que você verifique a situação junto ao Cartório de Registro de Imóvel solicitando a matrícula do imóvel.

Através deste documento você identifica se o ponto comercial da construtora tem a autorização da prefeitura para que possa ser utilizado e todo o seu histórico.

  • Necessidade de responsável técnico

Provavelmente você já sabe que empresas de construção civil devem ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de sua região.

Do mesmo modo, ao abrir uma construtora ela necessita ter um responsável técnico habilitado junto ao órgão competente.

  • Legalizando sua construtora

Para legalização de empresa de construção civil você deverá ir aos seguintes órgãos:

  • Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou Junta Comercial – mas primeiramente você precisa providenciar a Declaração de Empresário Individual ou Contrato Social; feito isso, será entregue o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).
  • Secretaria da Receita Federal – para efetuar a inscrição de sua construtora por meio do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas; este procedimento é para que você obtenha o número de cadastro do CNPJ.
  • Secretaria Municipal da Fazenda – você deve solicitar na prefeitura a Inscrição Municipal da construtora que é a identificação no cadastro tributário do município.
  • Secretaria Estadual da Fazenda – isso para você obter a Inscrição Estadual necessária para obtenção da inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Apesar das obras de construção civil estarem inseridas entre as atividades sujeitas ao ISS algumas ficam sujeitas ao recolhimento de ICMS.
  • Corpo de Bombeiros – você deverá também possuir o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio expedido pelo Corpo de Bombeiros do Estado.
  • Prefeitura aqui para solicitar o Alvará de Funcionamento e Localização autorizando a sua empresa de construção civil funcionar naquele local definido.
  • INSS – caso sua construtora tiver um número de colaboradores registrados, ela deverá ter matrícula no Cadastro Específico do INSS (CEI) em até 30 dias contados da data do arquivamento do contrato social na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

E como já te informamos anteriormente, um dos passos para abrir uma construtora é obrigatório que a inscrição no CREA do estado em que sua empresa de construção civil ficará instalada.

Agora, como fazer sua construtora crescer?

O cenário é conhecido – ao notar ótimas oportunidades, você empreendedor tende a começar um negócio com muita vontade e garra, porém encontra problemas por ter se preparado pouco ou não conhecer o como planejar e gerenciar o dia a dia de uma construtora, otimizar investimentos e processos, etc.

Confira aqui dicas para fazer de sua construtora uma empresa de sucesso:

  1. Planeje todas suas ações.
  2. Otimize seus processos.
  3. Use estratégias de marketing certeiras para promoção de sua empresa.
  4. Invista em conhecimento e inovação.
  5. Conte com a tecnologia para otimizar processos na construção civil, ganhe mais produtividade
  6. Colete informações seguras e concretas para tomada de decisões.

Nós somos uma empresa formada por uma equipe especializada altamente capacitada para te ajudar em todos esses processos de como abrir uma construtora e contribuir com tecnologia inovadora para o sucesso do seu negócio.

A Verdes Mares é especializada na contabilidade para construção civil, localizado em Volta Redonda – RJ, venha tomar um café!

Será um prazer te atender!

Um forte abraço.

Siga-nos no Facebook|@VerdesMaresContabilidade

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top