skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Como Registrar Uma Igreja Sem Complicações – Saiba Quais Os Documentos Necessários!

Como registrar uma igreja sem complicações – Saiba quais os documentos necessários!

Se você quer saber como registrar uma igreja, pode ficar tranquilo! Hoje você saberá tudo sobre isso aqui, no blog da Verdes Mares! Confira o passo a passo detalhado!

Entender como registrar uma igreja no Brasil não é uma das missões mais difíceis. Isso porque a abertura de uma igreja é facilitada no país, então, se você deseja começar um empreendimento religioso, é uma excelente ideia começar lendo este post!

Já se perguntou o porquê de cada vez mais igrejas abrirem as portas por aí, sendo elas de diversas religiões e culturas diferentes? Pois é, isso se dá justamente porque é bem fácil abrir uma igreja.

Para se ter uma ideia, é muito mais difícil, burocrático e custoso abrir uma empresa comercial do que abrir uma igreja! Isso acontece porque as igrejas estão enquadradas no que chamamos de terceiro setor, instituições sem fins lucrativos, com propósitos sociais, que têm direito a benefícios como a imunidade tributária – ou seja, não pagam impostos, algo que é previsto pela Constituição Federal.

Contudo, para usufruir da imunidade tributária, é preciso seguir os processos de registro de uma igreja com precisão, caso contrário, você terá um empreendimento religioso irregular e não será reconhecido pelos órgãos competentes como dono de uma igreja oficial.

Atenção: Você não pode abrir uma igreja católica sem permissão do Vaticano!

Vale destacar que não estamos falando da abertura de uma igreja católica, que requer vários anos de estudo e a permissão oficial do Vaticano. A abertura de igrejas no Brasil é facilitada, sim, quando falamos de vertentes de religiões, como igrejas protestantes ou quaisquer outras que tenham nomes não relacionados ao catolicismo, igreja presbiteriana ou batista. Contudo, vale lembrar que existem igrejas por aí que criaram subvertentes com o nome da igreja presbiteriana, por exemplo.

Essas instituições “principais” requerem processos mais complexos e permissões, da mesma forma como acontece com a Igreja Universal, por exemplo, que exige requer a permissão da entidade principal, tal como acontece com a abertura de uma franquia.

Possibilidades infinitas

Apesar da limitação descrita acima, você pode registrar uma igreja que cultue a absolutamente qualquer tipo de fé ou entidade! Existem até casos, no Brasil, de igrejas que foram abertas apenas para testar como funciona o sistema, baseadas em personagens fictícios.

Para o bem ou para o mal, o processo de registro é bastante simples! Se você quer saber como registrar uma igreja, fique atento aos passos abaixo!

Como registrar uma igreja

Os passos para abrir uma igreja são bem parecidos com os de qualquer instituição do terceiro setor:

  • Elaboração de Estatuto Social;
  • Escolha e eleição de uma diretoria;
  • Registro do Estatuto Social e Ata de Fundação em Cartório Civil de Pessoas Jurídicas;
  • Obtenção de CNPJ junto à Receita Federal;
  • Inscrição na Prefeitura Municipal;

O tempo de aprovação do pedido de abertura varia, e pode chegar a até dois meses, dependendo dos critérios utilizados durante o processo de aprovação.

Você precisará de pelo menos 5 pessoas para compor a diretoria da Igreja, que funcionam como “sócios” do empreendimento religioso, além dos documentos abaixo, que serão utilizados para elaborar o Estatuto Social e também a Ata de Fundação:

  • RG, CPF e Comprovante de Residência (cópia) de todos os membros da diretoria;
  • Estado civil e Profissão de toda a diretoria;
  • Identificação dos cargos de cada membro da diretoria;
  • Três nomes possíveis para a Instituição;
  • Cópia do IPTU do Imóvel onde será a sede da Instituição.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top