skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Contabilidade Para O Terceiro Setor: Tenha O Controle Financeiro E Contábil Com 3 Dicas!

Contabilidade para o Terceiro Setor: Tenha o controle financeiro e contábil com 3 dicas!

Contabilidade para o Terceiro Setor: Seus documentos estão REALMENTE em dia? Tenha o controle financeiro e contábil total com essas 3 dicas!

Você empreendedor do terceiro setor quer aprimorar ainda mais o desempenho de sua empresa?

Melhorar a qualidade de vida dos assistidos, promover mais eventos, coordenar grandes campanhas, entre outras atividades?!

Então, você precisa obter recursos para isso, certo?

E você sabia que para que isso aconteça os seus documentos contábeis e financeiros de seu empreendimento precisam estar na mais perfeita ordem e integridade?

Exatamente para isso que viemos aqui hoje!

Para garantir que os documentos de sua empresa estejam em ordem e assim você consiga se manter em segurança e com todas as exigências para conseguir obter recursos de que tanto precisa!

E para realizar isso na prática, separamos 3 dicas para que você tenha total controle financeiro e contábil dentro da sua empresa do terceiro setor!

Acompanhe e entenda!

Cuidados com a contabilidade do terceiro setor

Todas as empresas devem apresentar as suas demonstrações contábeis e isso cabe também ao terceiro setor.

Dessa forma é possível aumentar a credibilidade e a transparência de todas as transações do empreendimento, além de obter maior controle financeiro e patrimonial.

Isso deve ser feito através de um documento que se chama balanço patrimonial, um relatório onde toda a situação da instituição é descrita dentro de um determinado período.

É através dele que será possível demonstrar pagamentos e atividades da organização não governamental.

Outra demonstração que você deve se atentar é ao relatório de déficit e superávit, que tem como principal objetivo levar informação sobre as finanças da instituição sem fins lucrativos!

Lembre-se, além desses documentos serem exigidos pelo fisco, é através deles que você conseguirá demonstrar a idoneidade da sua empresa e assim poderá atrair investidores para conseguir mais recursos.

Atenção ao controle de fluxo de caixa

Para otimizar seus processos e assegurar transparência e realização em sua empresa do terceiro setor, é imprescindível que o fluxo de caixa tenha toda a atenção dos gestores.

É ele que rege as finanças do empreendimento e é através dele que é possível se planejar e melhorar cada ação realizada pela sua empresa.

O fluxo de caixa bem realizado permite que você leia todo o cenário do empreendimento, entendendo as fragilidades, os pontos fortes, e trabalhando para melhorar cada vez mais o desenvolvimento dos seus negócios.

A dica aqui fica por parte do acompanhamento, que deve ser constante e realizado por pessoas que realmente entendem do assunto, sempre lembrando da organização e armazenamento de todos os documentos comprobatórios.

Com essas 2 dicas o seu empreendimento do terceiro estará muito mais seguro e fortalecido!

Contudo, ainda existe uma última necessidade para empresas de terceiro setor, da qual iremos falar agora!

DCTF – Tenha o seu e esteja em dia com a receita federal

DCTF, que se trata de um resumo dos tributos e contribuições realizadas, é a sua melhor maneira de ter completa segurança e organização dos seus documentos dentro de uma empresa do terceiro setor.

É uma forma de apresentar as contas que foram pagas e recebidas pela sua instituição, mesmo sendo isenta dos impostos.

É através dele que o fisco tem controle de toda movimentação realizada dentro do período, ficando ciente da situação financeira das instituições sem fins lucrativos. Isso é exigido, tá?

Enfim, as medidas são muitas e nem sempre é fácil de serem realizadas, contudo, se você contar com uma empresa especializada em terceiro setor, assim como a Verdes Mares, tudo ficará mais ágil e muito menos burocrático!

Nos procure e vamos colocar essas três medidas em prática agora mesmo e assim garantir segurança e muitos recursos ao seu empreendimento do terceiro setor!

Siga-nos no Facebook: @VerdesMares

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top