skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Ética No Terceiro Setor – Entenda Por Que Ela é Tão Importante

Ética no terceiro setor – Entenda por que ela é tão importante

A ética no terceiro setor é indispensável, e se você administra uma entidade, precisa entender o motivo e onde ela se aplica!

Ética no terceiro setor… Mesmo quem já atua nessa área precisa ficar atento a algumas ações que, mesmo que involuntariamente, podem ir contra os princípios desse segmento! Por isso, hoje trouxemos este post, que ajudará você a entender melhor sobre tudo isso…

Ética no Terceiro Setor? Nós realmente precisamos falar sobre isso?!

Infelizmente, sim!

Ética e Transparência são valores indispensáveis, que todos julgamos estar presentes em qualquer empresa que se preze hoje em dia.. Acontece que não é bem assim, e nem mesmo as entidades do Terceiro Setor estão isentas de problemas e desafios que prejudicam sua ética e dificultam seu relacionamento com o consumidor!

Bem, o que é ético para você pode não ser ético para mim, e até aí, está tudo bem… São valores que variam de indivíduo para indivíduo, embora haja um consenso sobre alguns aspectos fundamentais sobre o que é ética e o que não é. Mas, quando consideramos um ambiente tão diferente quanto o do Terceiro Setor, é fácil perder a compreensão sobre o que realmente significa ser ético.

Grandes empresas e corporações, por incrível que pareça, não são tão cobradas assim quando o assunto é “ética”. Significa que não existe cobrança? Jamais! Mas, em uma comparação com entidades beneficentes, a ética acaba se destacando mais no terceiro setor…

Mas, por que isso acontece?

É normal que as pessoas enxerguem as entidades do terceiro setor com um olhar desconfiado. Afinal, estamos falando de instituições sem fins lucrativos, cujo objetivo está em ajudar pessoas ou causas, e que também recebe doações. Some 2 com 2 e você entenderá: o público não compreende como uma instituição sem fins lucrativos pode funcionar. Por que alguém se daria o trabalho de cuidar de um negócio como esse?

Somente quando existe a percepção de que a entidade em questão é idônea, de que todas as partes envolvidas estão dedicadas a cumprir com seus papéis na causa defendida, quando é visível que existe ética no terceiro setor, aí sim, o público valoriza tal instituição.

E bem… A Ética pode parecer um conjunto enorme de valores, algo que te faz perder a noção de por onde é melhor começar a rever os processos éticos e não éticos do negócio, mas, a verdade é que pode ser muito mais simples do que você imagina!

Aplicando a Ética no Terceiro Setor

Comece entendendo os valores da entidade, bem como seus objetivos e possíveis impactos do seu trabalho, tanto de forma interna quanto externa.

A partir daí, observe os processos do dia a dia. Questione-se!

Será que isso é ético? Por que estou fazendo isso?

Faça anotações e mapeie os processos. Verifique se algo não ético está acontecendo e tome as providências cabíveis para acabar com isso e tornar o trabalho o mais ético possível. Lembre-se: as doações e até mesmo o grau da sua contribuição dependem disso!

Preze pela integridade e transparência da instituição, sempre.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top