skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
O Lucro Presumido é Ou Não é O Melhor Regime Tributário Para As Empresas Da Construção Civil?

O Lucro Presumido é ou não é o melhor regime tributário para as empresas da construção civil?

Empresas da construção civil têm o seu regime tributário preferido ao menos o mais indicado, estamos falando do Lucro Presumido, confira conosco agora neste artigo!

Lucro Presumido – Para que uma empresa de construção civil seja lucrativa, um dos fatores primordiais, é que seja realizado um bom planejamento tributário, realizado por profissionais especializados em contabilidade para empresas de construção civil.

Como é de conhecimento de todos, o planejamento tributário é uma das melhores alternativas para a definição do melhor regime tributário para qualquer tipo de negócio. E, com as empresas do ramo da construção civil, o roteiro é o mesmo, principalmente por considerarmos que o IRPJ e CSLL são os tributos mais influentes no resultado da corporação.

Os regimes tributários a que uma empresa de construção civil está sujeita são: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real.

As empresas de construção civil tem especificidades muito características do segmento e diferentes de outros tipos de negócios, principalmente por questões sazonais das receitas, por exemplo.

Por isso, concluímos que o melhor regime tributário para construção civil é o Lucro Presumido.

Sendo assim no artigo de hoje, queremos falar sobre as principais vantagens do Lucro Presumido para as empresas de construção civil.

Antes de entrarmos no assunto propriamente dito, queremos falar sobre:

O que deve ser considerado no aspecto tributação para empresas de construção civil?

Quando se trata da carga tributária para empresas da construção civil, precisamos analisar diversos fatores e especificidades para que possamos definir qual o melhor regime de tributação. Há algumas leis e normas que determinam como realizar tal escolha, porém tais normas legais são de difícil interpretação, além de sofrerem atualizações constantes, o que dificulta seu entendimento até mesmo para profissionais que atuam como experts em normas tributárias, imaginem para o empresário, sozinho, ter que definir o melhor regime de tributação para sua empresa? IMPOSSÍVEL!!!

Então, inevitavelmente surge a questão:

Qual o melhor regime tributário para empresas da construção civil?

Para falarmos sobre o peso da carga tributária para as construtoras, precisaríamos de mais que um artigo, talvez, até mesmo um livro, para que assim, realizamos um estudo detalhado sobre a melhor escolha do regime tributário para empresas do segmento, indicando que o mesmo é o maior responsável por definir os percentuais devidos ao fisco.

Mas, como precisamos, em um único artigo, esclarecemos tão importante dúvida aos empresários da construção, resolvemos falar apenas sobre as vantagens do Lucro Presumido para Empresas da Construção Civil.

Vantagens do Lucro Presumido para as Empresas da Construção Civil

Entende-se por Lucro Presumido a base de cálculo determinada mediante aplicação de percentuais pré-fixados, de acordo com a atividade da empresa, sobre a receita bruta devidamente faturada no período. Sendo assim, o lucro presumido é a definição prévia do lucro a ser tributado, o qual posteriormente recebe as alíquotas necessárias à definição do IRPJ e CSLL.

O lucro presumido é o regime de tributação adotado por diversas empresas que atuam no país, pois suas restrições são menores do que as do Simples Nacional. No caso da opção pelo Lucro Presumido, a escrituração contábil completa é necessária, porém os procedimentos para o cálculo dos impostos são realizados com base na presunção dos lucros.

Por isso, esse é o regime tributário adotado pela maioria das construtoras, pois as vantagens notórias verificadas por este regime são evidenciadas pelo menor ônus dos tributos incidentes sobre a receita, PIS e COFINS. No que diz respeito ao IRPJ e CSLL são calculados sobre uma das menores bases de cálculo, 8%, apresentando genericamente como um regime tributário adequado para o ramo, se não constatado nenhum dos impedimentos previstos pela legislação.

Só por esses cálculos simples, se sua construtora não tiver nenhum impedimento legal para optar pelo Lucro Presumido como regime de tributação para o exercício em vigor, podemos afirmar que o Lucro Presumido é sim, o melhor regime tributário para construtoras atuantes no Brasil.

Quer saber mais sobre a importância do planejamento tributário adequado e qual o melhor e mais lucrativo regime de tributação para sua construtora?

Entre em contato conosco! Nós da Verdes Mares teremos um enorme prazer em conversar com você e, juntos, traçarmos um plano para reduzir os custos e aumentar a lucratividade de sua empresa!

Estamos esperando por você.

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Até breve…

#verdesmarescontabilidade #contabilidadevoltaredonda #lucropresumido

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top