skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Sociedade E Tributação De Incorporadora E Construtoras: Como Funcionam?

Sociedade e tributação de Incorporadora e Construtoras: Como funcionam?

Buscando maiores informações sobre sociedade e tributação de Incorporadora e Construtoras? Aqui, na postagem da Verdes Mares, iremos te orientar a uma formalização em sociedade segura. Confira!

Sociedade e tributação de Incorporadora e Construtoras, conhecendo os principais aspectos

Você está pensando em formar sociedade em sua empresa de construção civil? Ou pode ser que tenha interesse em formalizar a empresa, já entrando como sociedade…

Bom, de todo e qualquer modo, estamos aqui para facilitar as coisas para você, por isso decidimos orientar-lo melhor sobre a sociedade e tributação de construtoras e incorporadoras!

Então, vamos lá?

SCP – Sociedade por Conta de Participação

Na construção civil, o empreendedor pode fazer parte de uma sociedade com base na confiança.

Mas, como seria isso?

Nesse tipo de sociedade empresarial, existem 2 sócios ou mais, só que não é necessária firma social, e serve apenas para operações de comércio. O contrato social serve apenas para os sócios, não conferindo personalidade jurídica.

O sócio da empresa de construção civil deve confiar em um sócio considerado como oculto, pois somente o nome de um poderá aparecer juridicamente.

O sócio que leva o CNPJ da empresa é quem fica responsável por toda parte comercial e responsabilidades perante o Fisco e os fornecedores.

Nesse caso, pelo regulamento do IR, todos os prejuízos e os lucros só poderão ser compensados com resultados apurados por este tipo de sociedade – SCP.

O sócio ostensivo é esse quem fica responsável por levar o CNPJ da empresa e por responder por ela.

SPE – Sociedade com propósito específico

Geralmente, o tipo de sociedade mais comum é essa, onde o objetivo social não pode assumir encargos ou dívidas de outra natureza.

Esse tipo de sociedade oferta maiores garantias para o direcionamento econômico e, da mesma forma, fornece maior segurança aos sócios envolvidos, já que os riscos são isolados e não se misturam aos encargos empresariais. Nesse tipo, todos os sócios precisam ser participantes de tudo.

Outro tipo de sociedade é por meio de consórcio, onde mais de um sócio é PJ. Significando assim que cada empresário terá de escolher seu regime tributário, onde as despesas e receitas serão apropriadas para participação dos investimentos.

E a tributação em incorporadoras e construtoras: Como fica?

Somente uma contabilidade especializada em construção civil, tem reais condições de avaliar todos os pontos empresariais para definir o melhor tipo de sociedade e de tributação também.

Aqui, revelamos apenas um pouco do assunto, mas nada melhor do que ter o acompanhamento e conversar com o contador para sabre mais sobre a sociedade e tributação de Incorporadora e Construtoras.

De acordo com cada perfil empresarial, é que o contador indicará o regime mais adequado, menos oneroso e econômico.

Para se avaliar isso, são necessários:

  • Analisar o fluxo de caixa.
  • Verificar e validar as projeções financeiras.
  • Entre outros.

Ou seja, de forma geral, todas essas análises deverão ser feitas, no intuito de escolher o melhor regime para que você não pague impostos desnecessários.

Dentre os regimes tributários, podemos elencar os seguintes:

Cada um deles tem seus diferenciais e alíquotas. Portanto, como dito, é preciso uma avaliação minuciosa do contador para indicar o melhor, de acordo com cada perfil e resultados da sua empresa.

Seja ela uma incorporadora ou uma construtora.

Pronto para potencializar seus resultados e se direcionar cotidianamente para o sucesso de sua empresa?

Então, fale conosco e ficaremos muito felizes em atendê-lo naquilo que você precisa!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top