skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Uma Igreja Precisa Pagar Impostos? Você Sabia Disso?!

Uma igreja precisa pagar impostos? Você sabia disso?!

Você sabe por que uma igreja paga ou não impostos? Como funciona o processo de gestão de uma instituição e a dificuldade prestar contas fiscais, pois tem!

Hoje queremos falar com você, gestores e líderes que estão a frente das questões administrativas e financeiras de uma instituição religiosa, sim uma igreja!

Vocês sabem quais são os direitos e deveres de uma igreja quanto a instituição empresarial?

Sim, porque a igreja estruturalmente falando é uma pessoa jurídica e tem obrigações legislativas e tributárias como outras, contudo, também tem benefícios que outra não possuem, ou seja, você precisa estar a par de todas as particularidades!

E como sabemos que é sempre um grande desafio gerir com equilíbrio e eficiência uma instituição religiosa, trouxemos algumas informações que podem facilitar a sua administração!

Vamos falar sobre impostos, você sabe quais deles você precisa pagar e quais recebem isenção por se tratar de uma instituição religiosa?

Pois essa é a sua chance de saber em detalhes se uma igreja paga impostos e quais são os cuidados fiscais que ela precisa tomar para se manter sempre dentro da lei, garantindo o seu direito de funcionamento!

Acompanhe e entenda!  

Afinal, igreja paga ou não impostos?

De acordo com artigo 150 VI da constituição federal é expressamente proibido que templos de qualquer culto tenham incidência de impostos, ou seja, igreja não paga taxas e tributos.

E isso se estende a entidade mantenedora das igrejas, em outras palavras as instituições religiosas estão isentas de:

  • Impostos sobre aluguel de imóveis.
  • Impostos sobre bens.
  • Impostos sobre serviços.

Ficou claro?

A sua instituição religiosa tem isenção de impostos prevista em lei!

Contudo, essa afirmativa nos leva a uma outra questão…

Mas e quanto a contabilidade da minha igreja e a declaração de impostos é preciso realizá-las, mesmo sendo isento?

A resposta você terá no próximo tópico!

Contabilidade para igrejas, quais os cuidados que devo ter!

Mesmo isentas de impostos, uma igreja deve ter cuidados com a contabilidade e apresentar documentos que comprovem as movimentações financeiras a receita federal.

Por isso é importante manter a escrituração contábil sempre em dia, bem como a escrituração contábil digital, ambas necessárias para conferência de informações sobre as movimentações da igreja pela receita federal.

Ou seja, mesmo que não precise pagar impostos é preciso apresentar demonstrativos e documentos que permitam que o fisco confira se não há nenhum problema com a sua contabilidade.

A melhor solução para contabilidade de sua igreja!

Para que não haja problemas de conferência e para que sua igreja siga realizando suas atividades sem problemas com o fisco o ideal é você manter a contabilidade sempre em dia!

A nossa dica é para que você tenha assessoria de uma equipe contábil especializada em instituições religiosas, assim ela poderá planejar e executar todas as medidas necessárias para manter a sua igreja legalmente ativa.

E nisso, nós podemos te ajudar!

Somos uma equipe com ampla experiência em acompanhamento financeiro, tributário e contábil para igrejas e estamos prontos para te ajudar em tudo o que for preciso.

Portanto, não fique correndo risco e nem tendo trabalho dobrado ao realizar uma contabilidade de maneira inadequada, nos procure, que teremos imenso prazer em ajudar a sua instituição religiosa a cuidar de suas finanças!

Nós da Verdes Mares somos uma contabilidade especializada em instituições religiosas em Volta Redonda, venha nos visitar!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Muito sucesso e até mais!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Verdes Mares Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio, e vamos ajudá-lo. Será um prazer conversar contigo!

Siga-nos no Facebook: @verdesmarescontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top